Respostas do setor privado para as políticas de liberalização econômica no Brasil: uma olhada no setor de bens de capital de São Paulo

v. 16 n. 3 (1996)

Jul-Sep / 1996
Publicado em julho 1, 1996
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

McQuerry, Elizabeth. 1996. “Respostas Do Setor Privado Para As políticas De liberalização econômica No Brasil: Uma Olhada No Setor De Bens De Capital De São Paulo”. Brazilian Journal of Political Economy 16 (3):360-86. https://doi.org/10.1590/0101-31571996-0931.

Respostas do setor privado para as políticas de liberalização econômica no Brasil: uma olhada no setor de bens de capital de São Paulo

Elizabeth McQuerry
Visiting Scholar, Center for Latin-American and Caribbean Studies, University of Connecticut, Storrs, Connecticut, United States.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 16 n. 3 (1996), Jul-Sep / 1996, Pages 360-386

Resumo

A tendência de concentrar-se unicamente na análise de indicadores macroeconômicos quando se estuda a liberalização econômica na América Latina levou a uma visão extremamente homogeneizante das experiências dos atores econômicos e a uma atenuação dos efeitos da liberalização sobre a representação política. Há também uma tendência geral de assumir que toda classe empresarial apoia essas políticas. Este estudo testa esses pressupostos examinando os efeitos da liberalização comercial sobre a indústria de bens de capital no Brasil, desde o final dos anos 80 até 1994. As respostas políticas à liberalização são também examinadas. De modo geral, os dados demonstram uma concordância generalizada em relação às políticas de liberalização, embora matizada por uma tendência reformista que busca fazer com que o novo paradigma econômico brasileiro seja mais palatável aos interesses da indústria, O modelo de resposta seletiva é proposto como uma estrutura teórica para estudar a dinâmica e o comportamento multifacetado do setor privado durante períodos de profundas transformações econômicas e políticas, como é o caso hoje, no Brasil.

Classificação JEL: F61; F62.


Palavras-chave: Globalização liberalização economia política