Comércio com a China e a estratégia no desenvolvimento econômico recente da América Latina

v. 32 n. 3 (2012)

Jul-Set / 2012
Publicado em julho 1, 2012
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

A. O’Connor, Ernesto. 2012. “Comércio Com a China E a estratégia No Desenvolvimento econômico Recente Da América Latina”. Brazilian Journal of Political Economy 32 (3):513-26. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/367.

Comércio com a China e a estratégia no desenvolvimento econômico recente da América Latina

Ernesto A. O'Connor
Doctor en Economía, Universidad Católica Argentina, Institution: Escuela de Economía Francisco Valsecchi, Facultad de Ciencias Económicas, Universidad Católica Argentina, Buenos Aires, República Argentina
Brazilian Journal of Political Economy, v. 32 n. 3 (2012), Jul-Set / 2012, Pages 513-526

Resumo

O comércio entre a América do Sul e a China tem sido uma fonte importante do alto crescimento demonstrado por essas economias nos anos 2000. Durante a globalização dos anos 90, o comércio entre a região e a China não se desenvolveu muito. Um crescimento bastante acentuado da presença da China no comércio mundial desde o início dos anos 2000 mudou as tendências do comércio mundial para os países do MERCOSUL, ou, pelo menos, para muitos deles. O impacto do crescente comércio de produtos agroalimentares tem sido muito relevante e diferente por país. A estratégia é outra questão importante, referente às relações bilaterais com a China. Este país deve ser visto como um parceiro no comércio global, e não como um novo investidor estrangeiro para a região, mas isso pode ser diferente no contexto de diferentes estratégias nacionais dos países da América do Sul.

Classificação JEL: F14; N55; N56; O13; Q17.


Palavras-chave: desenvolvimento econômico novo-desenvolvimento América do Sul China comércio estratégia