Liberalização financeira, estabilidade macroeconômica e desempenho econômico nos países do BRIC

v. 31 n. 5 (2011)

Dez / 2011
Publicado em dezembro 1, 2011
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

de Paula, Luiz Fernado, e Fábio Campos Barcelos. 2011. “Liberalização Financeira, Estabilidade macroeconômica E Desempenho econômico Nos países Do BRIC”. Brazilian Journal of Political Economy 31 (5):699-729. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/380.

Liberalização financeira, estabilidade macroeconômica e desempenho econômico nos países do BRIC

Luiz Fernado de Paula
professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE/uerj) e pesquisador do CNPq.
Fábio Campos Barcelos
Técnico do Grupo de Memória da Administração Pública, do Arquivo Nacional.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 31 n. 5 (2011), Dez / 2011, Pages 699-729

Resumo

Liberalização financeira, política macroeconômica e crescimento econômico nos países do BRIC. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre regime cambial, conversibilidade da conta de capital e crescimento econômico no período 1990-2007 nos países emergentes que constituem o que foi denominado BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China. Nossa hipótese é que o desempenho econômico desses países seja o resultado, pelo menos parcialmente, da qualidade da gestão da política macroeconômica adotada em cada país, na qual a política cambial, a conversibilidade da conta de capital e o grau de vulnerabilidade externa desempenham um papel fundamental.

Classificação JEL: E58; F31; F32; F34.


Palavras-chave: BRIC liberalização financeira conversibilidade de contas de capital