Instituições e políticas regionais: uma proposta para a nova SUDENE

v. 31 n. 5 (2011)

Dez / 2011
Publicado em dezembro 1, 2011
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Pedroza Júnior, Dinilson, Thiago Alexandro N. Andrade, e Cristine Vieira do Bonfim. 2011. “Instituições E políticas Regionais: Uma Proposta Para a Nova SUDENE”. Brazilian Journal of Political Economy 31 (5):813-31. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/386.

Instituições e políticas regionais: uma proposta para a nova SUDENE

Dinilson Pedroza Júnior
professor do Departamento de Economia da Universidade Católica de Pernambuco, técnico em Informações Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Endereço para correspondência: Departamento de Contas Públicas. Praça Ministro João Gonçalves de Souza, s/n. Edificio Sudene, Quarto andar, Ala Sul. Recife (PE).
Thiago Alexandro N. Andrade
Aluno do curso de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Pernambuco, pesquisador pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC/UNICAP).
Cristine Vieira do Bonfim
Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) do Ministério da Educação.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 31 n. 5 (2011), Dez / 2011, Pages 813-831

Resumo

SUDENE é a agência federal brasileira de desenvolvimento do nordeste. A Agência foi recriada no ano passado e este artigo discute a possibilidade de seu sucesso. O ponto principal discutido aqui é que os incentivos financeiros em si não são o melhor caminho para um progresso econômico e social sustentado. É necessária uma mudança nas instituições que mantêm o status quo do subdesenvolvimento. O artigo mostra a história SUDENE e os motivos de seu fracasso.

Classificação JEL: R58; D02.


Palavras-chave: desenvolvimento regional politicas públicas Sudene