Estado e economia na Coreia do Sul - do estado desenvolvimentista à crise asiática e à recuperação posterior

v. 30 n. 1 (2010)

jan-Mar / 2010
Publicado em janeiro 1, 2010
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Guimarães, Alexandre Queiroz. 2010. “Estado E Economia Na Coreia Do Sul - Do Estado Desenvolvimentista à Crise asiática E à recuperação Posterior”. Brazilian Journal of Political Economy 30 (1):45-62. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/429.

Estado e economia na Coreia do Sul - do estado desenvolvimentista à crise asiática e à recuperação posterior

Alexandre Queiroz Guimarães
Ph.D. em Politics – Sheffield University, Professor do Mestrado em Administração Pública, Escola de Governo, Fundação João Pinheiro.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 30 n. 1 (2010), jan-Mar / 2010, Pages 45-62

Resumo

O artigo enfoca as instituições do capitalismo sul-coreano e as interações entre o estado e a economia. O modelo econômico na Coréia do Sul foi caracterizado por um estado muito intervencionista, que desempenhou um papel muito ativo no processo de industrialização. No entanto, a Coréia do Sul sofreu uma grave crise em 1997, atribuída por muitos autores às distorções inerentes à forte intervenção do Estado. O artigo mostra que a crise foi resultado da combinação entre fragilidades econômicas internas e um rápido processo de desregulamentação financeira, o que prejudicou a capacidade de controle dos estados. A crise, no entanto, não desqualifica o papel das instituições nacionais no muito bem-sucedido processo de industrialização. Apesar das reformas, o capitalismo coreano conserva grande parte do modelo anterior de organização empresarial e relações industriais. O estado continua forte e teve papel ativo no processo de reformas econômicas. No entanto, existem dúvidas sobre os impactos das reformas e a nova configuração do capitalismo coreano. Dependem das transformações atuais na economia mundial e nos países do Leste Asiático.

Classificação JEL: P16; P52; O53; N40; N45.


Palavras-chave: Coreia do Sul estado desenvolvimentista modelos de capitalismo crise asiática instituições e desenvolvimento