Uma nota sobre metas de inflação e crescimento econômico no Brasil

v. 30 n. 1 (2010)

jan-Mar / 2010
Publicado em janeiro 1, 2010
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Libânio, Gilberto. 2010. “Uma Nota Sobre Metas De inflação E Crescimento econômico No Brasil”. Brazilian Journal of Political Economy 30 (1):73-88. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/431.

Uma nota sobre metas de inflação e crescimento econômico no Brasil

Gilberto Libânio
Professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 30 n. 1 (2010), jan-Mar / 2010, Pages 73-88

Resumo

Este artigo analisa a relação entre política monetária e desempenho econômico no Brasil no período 1999-2006. Em particular, discute os efeitos do crescimento do regime de metas de inflação por meio de seus efeitos sobre a demanda agregada. Argumenta-se que a política monetária sob a TI reage de maneira procíclica e assimétrica às flutuações da atividade econômica (muito "rígidas" durante as recessões, não tão "soltas" durante as expansões). Esse padrão pode gerar um viés de queda na demanda agregada, com efeitos reais negativos no crescimento do produto e no emprego. Nossos resultados sugerem que a política monetária tem sido pró-cíclica e assimétrica no Brasil, sob metas de inflação. A principal implicação da política econômica deste estudo é que os bancos centrais devem considerar mais seriamente os reais efeitos da política monetária sobre a produção e o emprego.

Classificação JEL: E52; E58.


Palavras-chave: política monetária metas de inflação demanda agregada