Crescimento econômico e liquidez externa no Brasil após 1970

v. 30 n. 2 (2010)

Abr-Jun / 2010
Publicado em abril 1, 2010
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Vieira, Fabrício de Assis C., e Márcio Holland. 2010. “Crescimento econômico E Liquidez Externa No Brasil após 1970”. Brazilian Journal of Political Economy 30 (2):233-53. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/440.

Crescimento econômico e liquidez externa no Brasil após 1970

Fabrício de Assis C. Vieira
Doutorando em Teoria Econômica pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Márcio Holland
Professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV‑EESP). O autor agradece o generoso suporte financeiro do CNPq.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 30 n. 2 (2010), Abr-Jun / 2010, Pages 233-253

Resumo

Este artigo avalia a relação entre a conta de capital e o crescimento econômico brasileiro de acordo com a abordagem de restrição da balança de pagamentos. A regra simples de Thirlwall (1979) é estendida para levar em consideração a conta de capital e várias evidências empíricas usando a análise de séries temporais são mostradas. Inversamente à regra simples, quando as taxas ajustadas de crescimento econômico em equilíbrio da balança de pagamentos abaixo das observadas, as taxas ajustadas de crescimento usando a regra estendida à liquidez internacional são consistentemente maiores que as observadas. É justo concluir que, primeiro, a economia brasileira cresce melhor durante a abundante liquidez internacional e, segundo, a economia subutiliza essa vantagem, crescendo muito menos do que poderia crescer.

Classificação JEL: E32; O16; C32.


Palavras-chave: crescimento econômico liquidez internacional lei the Thirlwal economia brasileira