Estados e desenvolvimento econômico

v. 29 n. 2 (2009)

Abr-Jun / 2009
Publicado em abril 1, 2009
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Kohli, Atul. 2009. “Estados E Desenvolvimento econômico”. Brazilian Journal of Political Economy 29 (2):212-27. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/477.

Estados e desenvolvimento econômico

Atul Kohli
Princeton University
Brazilian Journal of Political Economy, v. 29 n. 2 (2009), Abr-Jun / 2009, Pages 212-227

Resumo

Hoje, o Consenso de Washington sobre o desenvolvimento está em frangalhos. A história recente do mundo em desenvolvimento tem sido cruel com a afirmação central de que uma nação que abre sua economia e mantém o papel do governo em um mínimo invariavelmente experimenta um rápido crescimento econômico. As evidências contra essa alegação são fortes: o mundo em desenvolvimento como um todo cresceu mais rápido durante a era da intervenção do Estado e da substituição de importações (1950-1980) do que na era mais recente do ajuste estrutural (1990-2005); e o recente desempenho econômico da América Latina e da África Subsaariana - regiões que realmente abraçaram o neoliberalismo - ficou muito atrás do de muitas economias asiáticas, que buscaram combinações judiciais e heterodoxas de intervenção do Estado e abertura econômica. Como estudiosos e formuladores de políticas reconstroem alternativas ao Consenso de Washington sobre desenvolvimento, é importante sublinhar que a intervenção estatal prudente e eficaz e a integração efetiva com a economia global foram responsáveis ??pelo sucesso do desenvolvimento no passado; eles também provavelmente continuarão sendo as receitas para a mobilidade ascendente da economia global no futuro.

Classificação JEL: O38; O43; O57; P51.


Palavras-chave: Estados e industrialização crescimento em países em desenvolvimento Coreia do Sul India Nigeria e Brasil tipos de estado e capacidade de estado.