Salários reais do setor manufatureiro no México

v. 26 n. 3 (2006)

Jul-Set / 2006
Publicado em julho 1, 2006
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Vicencio, Antonia López Villa, e Julio López Gallardo. 2006. “Salários Reais Do Setor Manufatureiro No México: O Papel Dos Fatores macroeconômicos”. Brazilian Journal of Political Economy 26 (3):459-74. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/610.

Salários reais do setor manufatureiro no México

O papel dos fatores macroeconômicos

Antonia López Villa Vicencio
Universidad Autónoma de Barcelona, Departamento de Economía Aplicada, Barcelona, Spain
Julio López Gallardo
Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Económicas, Ciudad Universitaria, Mexico
Brazilian Journal of Political Economy, v. 26 n. 3 (2006), Jul-Set / 2006, Pages 459-474

Resumo

Neste artigo, analisamos a evolução recente e os determinantes dos salários reais no setor manufatureiro do México, usando teorias baseadas no pressuposto de concorrência imperfeita, tanto no produto quanto no mercado de trabalho, especialmente a teoria da barganha salarial, insider-outsider e mark-up. modelos. Mostramos evidências de que o mercado de trabalho mexicano não se comporta como um mercado competitivo tradicional. A explicação proposta para esse fato é que alguns trabalhadores se beneficiam de vantagens quando comparados com outros, para que possam obter uma parcela maior dos procedimentos do processo produtivo. Além disso, descobrimos que as mudanças no grau de competição no mercado pela produção influenciam o comportamento dos salários reais.

Classificação JEL: E24, C51, J31.


Palavras-chave: salários reais México macroeconomia e mercado de trabalho dados de painel método generalizado de momentos