Os efeitos da sobreapreciação e volatilidade da taxa de câmbio no investimento industrial: evidência empírica e propostas de política econômica para o Brasil

v. 34 n. 3 (2014)

Jul-Set / 2014
Publicado em julho 1, 2014
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Oreiro, José Luís, Flavio A. C. Basilio, e Gustavo J. G. Souza. 2014. “Os Efeitos Da sobreapreciação E Volatilidade Da Taxa De câmbio No Investimento Industrial: Evidência empírica E Propostas De política econômica Para O Brasil”. Brazilian Journal of Political Economy 34 (3):347-69. https://doi.org/10.1590/0101-3157-2014-2482.

Os efeitos da sobreapreciação e volatilidade da taxa de câmbio no investimento industrial: evidência empírica e propostas de política econômica para o Brasil

José Luís Oreiro
Professor at Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Level IB Researcher at CNPq and President of Brazilian Keynesian Association.
Flavio A. C. Basilio
PhD in Economics at Universidade de Brasília (UNB) and professor at UDF Centro Universitário.
Gustavo J. G. Souza
PhD in Economics at Universidade de Brasília (Unb) and professor at Universidade católica de Brasília (UCB)
Brazilian Journal of Political Economy, v. 34 n. 3 (2014), Jul-Set / 2014, Pages 347-369

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento recente da taxa de câmbio real no Brasil e seus efeitos sobre o investimento por trabalhador na indústria extrativa e manufatureira brasileira. Estimativas preliminares apresentadas no artigo mostram uma supervalorização de 48% da taxa de câmbio real no Brasil. A reação entre o nível (e a volatilidade) da taxa de câmbio real e o investimento (por trabalhador) no Brasil é analisada por meio de um modelo econométrico de dados em painel para 30 setores da indústria brasileira de fabricação e extrativismo. Os resultados empíricos mostram que o nível e a volatilidade da taxa de câmbio real têm um forte efeito sobre o investimento por trabalhador na indústria brasileira. Por fim, concluímos o artigo apresentando uma proposta de um novo regime macroeconômico que vise produzir uma aceleração do crescimento econômico da economia brasileira e, com isso, um processo de convergência com os países desenvolvidos. 

Classificação JEL: L5; O11; F41.


Palavras-chave: Taxa de câmbio real desenvolvimento econômico macroeconomia de desenvolvimento estruturalista