Causação circular do crescimento das economias em desenvolvimentodesenvolvimento: uma ponte entre as abordagens evolucionária e pós keynesiana

v. 33 n. 2 (2013)

Abr-Jun / 2013
Publicado em abril 1, 2013
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Almeida Raposo Torres, Daniela, e Marco Flávio da Cunha Resende. 2013. “Causação Circular Do Crescimento Das Economias Em Desenvolvimentodesenvolvimento: Uma Ponte Entre As Abordagens evolucionária E pós Keynesiana”. Brazilian Journal of Political Economy 33 (2):240-59. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/310.

Causação circular do crescimento das economias em desenvolvimentodesenvolvimento: uma ponte entre as abordagens evolucionária e pós keynesiana

Daniela Almeida Raposo Torres
Departamento de ciências econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei (DCECO/UFSJ, Bolsista do CNPq.
Marco Flávio da Cunha Resende
Centro de Desenvolvimento e Planejamento Reginal de Minas Gerais da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG).
Brazilian Journal of Political Economy, v. 33 n. 2 (2013), Abr-Jun / 2013, Pages 240-259

Resumo

Com base na abordagem pós-keynesiana e na literatura evolucionária, este estudo procura demonstrar as relações causais entre o Sistema Nacional de Inovação e os sistemas financeiros nacionais e internacionais. Este estudo mostra que há uma causa circular nas economias menos desenvolvidas que contribui para a imaturidade de seu Sistema Nacional de Inovação e para sua vulnerabilidade externa estrutural. As conclusões destacam que os ciclos nas economias menos desenvolvidas refletem os ciclos de liquidez internacional.

Classificação JEL: O40; O43.


Palavras-chave: liquidez internacional sistema nacional de inovação investimento