Bancos alternativos: teoria e evidências da Europa

v. 32 n. 4 (2012)

Out-Dez / 2012
Publicado em outubro 1, 2012
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Mettenheim, Kurt Von, e Olivier Butzbach. 2012. “Bancos Alternativos: Teoria E Evidências Da Europa”. Brazilian Journal of Political Economy 32 (4):580-96. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/371.

Bancos alternativos: teoria e evidências da Europa

Kurt Von Mettenheim
Professor at Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas.
Olivier Butzbach
Lecturer, King’s College, London amd professor da University of Napoli II.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 32 n. 4 (2012), Out-Dez / 2012, Pages 580-596

Resumo

Desde a liberalização financeira na década de 1980, os bancos voltados para as partes interessadas, com maximização sem fins lucrativos, superaram os bancos privados na Europa. Este artigo baseia-se em pesquisa empírica, teoria bancária e teorias da empresa para explicar essa aparente anomalia para a política neoliberal e a teoria bancária contemporânea baseada no mercado. A realização de vantagens competitivas por bancos alternativos (bancos de poupança, bancos cooperativos e bancos de desenvolvimento) tem implicações significativas para concepções de mudança bancária, regulação e economia política.

Classificação JEL: G21.


Palavras-chave: bancos cooperativos bancos de poupança bancos de desenvolvimento teoria bancária sistemas bancários desempenho dos bancos propriedade dos bancos