Crescimento e industrialização no Brasil: uma interpretação à luz das propostas de Kaldor

v. 31 n. 1 (2011)

Jan-Mar / 2011
Publicado em janeiro 1, 2011
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Lamonica, Marcos Tostes, e Carmem Aparecida Feijó. 2011. “Crescimento E industrialização No Brasil: Uma interpretação à Luz Das Propostas De Kaldor”. Brazilian Journal of Political Economy 31 (1):118-38. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/395.

Crescimento e industrialização no Brasil: uma interpretação à luz das propostas de Kaldor

Marcos Tostes Lamonica
Doutorando de Economia da UFF, bolsista da Capes e professor bolsista da Faculdade de Administração da UFF — Campus Itaperuna.
Carmem Aparecida Feijó
Professora da UFF, bolsista de produtividade do CNPq.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 31 n. 1 (2011), Jan-Mar / 2011, Pages 118-138

Resumo

Neste artigo, com base nos escritos de Kaldor e seus seguidores, comparamos duas fases do crescimento econômico brasileiro, uma mostrando rápida taxa de crescimento e outra com falta de crescimento. Nosso objetivo é analisar o comportamento econômico brasileiro nos últimos 40 anos, apontando a intervenção de políticas econômicas, mudanças estruturais, comércio exterior e fluxos de capital como determinantes para explicar o desempenho da trajetória bruta de desenvolvimento de produtos. Nosso objetivo é esclarecer qual é a taxa potencial de crescimento da economia brasileira atualmente, considerando seu histórico de crescimento e recentes mudanças estruturais no setor industrial.

Classificação JEL: F41; O11.


Palavras-chave: crescimento econômico exportações ìndustrialização liquidez internacional