Para medir as desigualdades raciais no mercado de trabalho

v. 31 n. 2 (2011)

Abr-Jun / 2011
Publicado em abril 1, 2011
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Chadarevian, Pedro C. 2011. “Para Medir As Desigualdades Raciais No Mercado De Trabalho”. Brazilian Journal of Political Economy 31 (2):283-304. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/404.

Para medir as desigualdades raciais no mercado de trabalho

Pedro C. Chadarevian
Doutor em Economia pela Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle, professor do curso de Economia da Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba).
Brazilian Journal of Political Economy, v. 31 n. 2 (2011), Abr-Jun / 2011, Pages 283-304

Resumo

uanta desigualdade racial existe no mercado de trabalho brasileiro? Qual foi o impacto das últimas transformações nas relações de trabalho? Podemos comparar a situação brasileira com outros países? Hoje, essas perguntas não têm uma resposta objetiva. Isto se deve, principalmente, à ausência de medidas que nos permitam fazer comparações de longo prazo e regionais de diferentes situações de desigualdades raciais. Nossa proposta é fornecer novos indicadores para avaliar as desigualdades raciais na estrutura ocupacional e de renda no Brasil. Nossos resultados mostram que as lacunas entre brancos e não-brancos aumentaram desde os anos 80. Eles nos permitem afirmar, além disso, que as desigualdades raciais são hoje piores no Brasil do que nos países que adotaram leis de ação afirmativa para combater a discriminação.

Classificação JEL: I32; J71.


Palavras-chave: desigualdades raciais medidas sócio-econômicas mercado de trabalho