Rendimentos Crescentes e a Distribuição internacional de renda

v. 28 n. 3 (2008)

Jul-Set / 2008
Publicado em julho 1, 2008
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Zagottis, Alexandre De. 2008. “Rendimentos Crescentes E a Distribuição Internacional De Renda”. Brazilian Journal of Political Economy 28 (3):454-70. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/537.

Rendimentos Crescentes e a Distribuição internacional de renda

Alexandre De Zagottis
Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Master in Business Administration pelo Massachusetts Institute of Technology e Doutor em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas
Brazilian Journal of Political Economy, v. 28 n. 3 (2008), Jul-Set / 2008, Pages 454-470

Resumo

A existência de retornos crescentes nas indústrias de alta tecnologia atribui um caráter dependente do caminho à divisão internacional do trabalho. Os países ricos, os primeiros participantes nessas indústrias, desfrutam de vantagens permanentes que impedem, em um ambiente de mercado livre, o desenvolvimento de tais indústrias em países de renda média. Essa dinâmica permite que o primeiro grupo de países experimente uma taxa de crescimento da produtividade do trabalho mais alta que o último e, como resultado, aumenta a lacuna entre o padrão de vida dos trabalhadores nesses países. Cabe aos Estados dos países de renda média a tarefa de elaborar estratégias de desenvolvimento capazes de quebrar esse padrão e melhorar a distribuição internacional de renda.

Classificação JEL: D62; F15; F43; O25; O38; O47.


Palavras-chave: retornos crescentes externalidades divisão internacional do trabalho estratégia nacional