Pluriatividade e política pública

v. 27 n. 3 (2007)

Jul-Set / 2007
Publicado em março 17, 2020
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Nascimento, Carlos Alves do. 2007. “Pluriatividade E política Pública: O Caso Do Sul Do Brasil”. Brazilian Journal of Political Economy 27 (3):452-71. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/575.

Pluriatividade e política pública

o caso do Sul do Brasil

Carlos Alves do Nascimento
Professor Adjunto do IE/UFU - Instituo de Economia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica, Av. João Naves de Ávila, 2121, Uberlândia, MG.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 27 n. 3 (2007), Jul-Set / 2007, Pages 452-471

Resumo

O crescimento do contingente de famílias de agricultores pluriativos (pluriatividade) tem sido cada vez mais aceito como importante na redução da pobreza e do desemprego rurais desde pelo menos duas décadas na UE e muito recentemente no Brasil. Este artigo defende que, diferentemente da UE, no sul do Brasil, região da agricultura capitalista moderna, é difícil a pluriatividade crescer ao longo dos anos e, para que possa aumentar, as políticas públicas devem ser conduzidas principalmente para evitar a exclusão das pequenas fazendas, seu abandono gradual das atividades agrícolas tradicionais e não apenas para oferecer-lhes ocupações não agrícolas.

Classificação JEL: R23.


Palavras-chave: Pluriatividade famílias de agricultores políticas públicas