China: crescimento econômico de longo prazo

v. 26 n. 3 (2006)

Jul-Set / 2006
Publicado em julho 1, 2006
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Vieira, Flávio Vilela. 2006. “China: Crescimento econômico De Longo Prazo”. Brazilian Journal of Political Economy 26 (3):401-24. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/607.

China: crescimento econômico de longo prazo

Flávio Vilela Vieira
Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IE/UFU), PhD em Economia — University of New Hampshire. Pesquisador do CNPq.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 26 n. 3 (2006), Jul-Set / 2006, Pages 401-424

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender, com base teórica e empírica, os principais determinantes do crescimento da China no longo prazo. A análise econométrica sugere que a taxa de câmbio é a variável mais importante na explicação do crescimento econômico da China e, em uma especificação de modelo diferente, usando taxas de crescimento das exportações em vez da abertura comercial, a taxa de câmbio permanece como a principal variável, mas o desempenho das exportações tem quase o mesmo relevância. A política cambial parece ser um caminho direto para explicar o crescimento econômico na China e não há sinal claro de que a China aumentará a flexibilidade da taxa de câmbio no mesmo padrão e ritmo sugerido pela maioria dos parceiros comerciais, que não podem ser criticados com base no próprio país. interesse em sustentar seu desempenho de exportação e crescimento econômico.

Classificação JEL: O40; O53; C22


Palavras-chave: China crescimento econômico de longo prazo análise de séries temporais