Estrutura de propriedade e de controle das empresas de capital aberto no Brasil

v. 25 n. 2 (2005)

Abr-Jun / 2005
Publicado em abril 1, 2005
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Aldrighi, Dante Mendes, e Roberto Mazzer Neto. 2005. “Estrutura De Propriedade E De Controle Das Empresas De Capital Aberto No Brasil”. Brazilian Journal of Political Economy 25 (2):115-37. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/635.

Estrutura de propriedade e de controle das empresas de capital aberto no Brasil

Dante Mendes Aldrighi
Professor do Departamento de Economia da FEA-USP
Roberto Mazzer Neto
Economista pela FEAUSP.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 25 n. 2 (2005), Abr-Jun / 2005, Pages 115-137

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal medir a magnitude dos desvios entre direitos de controle e direitos de fluxo de caixa para o acionista final com o maior direito de voto de empresas de responsabilidade limitada no Brasil. Além disso, indica como essas discrepâncias são geradas, avaliando a importância relativa da emissão de ações preferenciais sem direito a voto, acordos piramidais de propriedade e participações cruzadas. O conjunto de dados abrange 602 empresas que em 2001 cumpriram o requisito obrigatório de apresentação à CVM.

Classificação JEL: G32.


Palavras-chave: direitos de fluxo de caixa direitos de controle acionista controlador arranjos piramidais acionista minoritários ação preferencial sem direito a voto estrutura de propriedade acordos de votação