Flexibilização produtiva e reestruturação espacial: considerações teóricas e um estudo de caso para a indústria de calçados no Brasil e no Nordeste

v. 21 n. 1 (2001)

Jan-Mar / 2001
Publicado em janeiro 1, 2001
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Galvão, Olímpio J. de Arroxellas. 2001. “Flexibilização Produtiva E reestruturação Espacial: Considerações teóricas E Um Estudo De Caso Para a Indústria De calçados No Brasil E No Nordeste”. Brazilian Journal of Political Economy 21 (1):82-105. https://doi.org/10.1590/0101-31572001-1233.

Flexibilização produtiva e reestruturação espacial: considerações teóricas e um estudo de caso para a indústria de calçados no Brasil e no Nordeste

Olímpio J. de Arroxellas Galvão
Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco: PIMES/UFPE, Recife/PE, Brasil.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 21 n. 1 (2001), Jan-Mar / 2001, Pages 82-105

Resumo

O processo de globalização, o surgimento de novos paradigmas tecnológicos, a crescente introdução de mecanismos de mercado nas economias e a formação de blocos regionais de comércio trouxeram profunda reestruturação produtiva entre os diversos setores da atividade humana. Essas mudanças estão forçando os formuladores de políticas a prever novas formas de intervenção nas regiões, em todos os países, para que possam enfrentar os novos desafios que o desenvolvimento regional está colocando nos dias atuais. Este trabalho procura apresentar os principais aspectos de um novo cenário mundial, caracterizado pela introdução de processos de flexibilização produtiva e pela criação de novos espaços industriais e faz um estudo de caso de reestruturação na indústria de calçados no Brasil.

Classificação JEL: L67; F61.


Palavras-chave: Globalização mudança estrutural reestruturação produtiva competição; calçados