Inflação e deflação de ativos a partir do mercado imobiliário americano

v. 28 n. 3 (2008)

Jul-Set / 2008
Publicado em julho 1, 2008
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Freitas, Maria Cristina Penido de, e Marcos Antonio Macedo Cintra. 2008. “Inflação E deflação De Ativos a Partir Do Mercado imobiliário Americano”. Brazilian Journal of Political Economy 28 (3):414-33. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/534.

Inflação e deflação de ativos a partir do mercado imobiliário americano

Maria Cristina Penido de Freitas
Professora do Departamento de Economia da PUC-SP
Marcos Antonio Macedo Cintra
Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do CNPq,
Brazilian Journal of Political Economy, v. 28 n. 3 (2008), Jul-Set / 2008, Pages 414-433

Resumo

Este artigo trata da crise financeira desencadead a após a inadimplência das hipotecas subprime nos Estados Unidos, que se expandiram para uma crise sistêmica global. É dividido em uma breve introdução e três seções. A primeira seção resume a dinâmica da inflação e deflação dos bens imobiliários e ativos financeiros, que caracteriza os ciclos conduzidos pelas finanças. A segunda seção aborda os principais efeitos da deflação de ativos financeiros nos bancos americanos e europeus. A terceira seção concentra-se nas medidas implementadas pelos bancos centrais para gerenciar essa crise financeira.

Classificação JEL: E31; E32; G12; G21; G24.


Palavras-chave: hipotecas subprime inovações financeiras crise financeira inflação e deflação de ativos papel dos bancos centrais