O Desenvolvimento Econômico e a Retomada da Abordagem Clássica do Excedente

v. 24 n. 2 (2004)

Abr/Jun / 2004
Publicado em abril 1, 2004
PDF-Portuguese
PDF-Portuguese

Como Citar

Serrano, Franklin, e Carlos Medeiros. 2004. “O Desenvolvimento Econômico E a Retomada Da Abordagem Clássica Do Excedente”. Brazilian Journal of Political Economy 24 (2):244-63. https://doi.org/10.1590/0101-31572004-1625.

O Desenvolvimento Econômico e a Retomada da Abordagem Clássica do Excedente

Franklin Serrano
Professor adjunto e pesquisador do grupo de pesquisa em economia política do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
Carlos Medeiros
Professor adjunto e pesquisador do grupo de pesquisa em economia política do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Brazilian Journal of Political Economy, v. 24 n. 2 (2004), Abr/Jun / 2004, Pages 244-263

Resumo

Neste artigo mostramos como um arcabouço analítico baseado na abordagem do superávit clássico pode ser utilizado para a compreensão de algumas questões centrais do desenvolvimento econômico das nações e da economia brasileira nas últimas décadas, em particular. Começamos a discutir as deficiências da abordagem tradicional da economia do desenvolvimento e a incapacidade da abordagem neoclássica para explicar alguns dos fatos estilizados mais importantes do processo de desenvolvimento. Mostramos como o esquema proposto pode explicar esses fatos e, nessa perspectiva, quais são as restrições internas e externas ao desenvolvimento econômico. Por fim, ilustramos nosso argumento com um breve resumo de nossa pesquisa sobre o desenvolvimento recente da economia brasileira.

Classificação JEL: O11.


Palavras-chave: Excedente desenvolvimento investimento consumo