Cruzando fronteiras: uma análise da inflação do pós-keynesianismo sobre a macroeconomia do desenvolvimento

v. 38 n. 4 (2018)

Out-Dez / 2018
Publicado em fevereiro 26, 2020
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Cruz e Silva, Victor, e Marcelo Curado. 2018. “Cruzando Fronteiras: Uma análise Da inflação Do pós-Keynesianismo Sobre a Macroeconomia Do Desenvolvimento”. Brazilian Journal of Political Economy 38 (4):611-28. https://doi.org/10.1590/0101-3157-2018-2827.

Cruzando fronteiras: uma análise da inflação do pós-keynesianismo sobre a macroeconomia do desenvolvimento

Victor Cruz e Silva
Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil.
Marcelo Curado
Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 38 n. 4 (2018), Out-Dez / 2018, Pages 611-628

Resumo

A macroeconomia do desenvolvimento, a teoria econômica que baseia o novo desenvolvimentismo, é uma abordagem heterodoxa cujo estabelecimento foi profundamente influenciado por diversas escolas de pensamento. Entre estas, o pós-keynesianismo ocupa um lugar especial. Este ensaio pretende identificar os aspectos da macroeconomia do desenvolvimento nos quais a influência do pós-keynesianismo é mais notória. Para alcançar este propósito nos comparamos diagnósticos econômicos, objetivos sociais e prescrições de política defendidas pelos partidários destas duas escolas de pensamento econômico. Nossa conclusão é que apesar da significativa influência do pós-keynesianismo na formação da estratégia novo desenvolvimentista, existem diversos aspectos desta estratégia que devem ser compreendidos como uma contribuição original da escola desenvolvimentista brasileira.

Classificação JEL: B22; B59.


Palavras-chave: Macroeconomia do desenvolvimento novo desenvolvimentismo pós-keynesianismo pós-keynesianismo; prescrições de políticas influência teórica