Corrupção, renda e estado de direito: evidências empíricas de países em desenvolvimento e desenvolvidos

v. 32 n. 2 (2012)

Abr-Jun / 2012
Publicado em abril 1, 2012
PDF-English (English)
PDF-English (English)

Como Citar

Mendonça, Helder Ferreira de, e André da Fonseca. 2012. “Corrupção, Renda E Estado De Direito: Evidências empíricas De países Em Desenvolvimento E Desenvolvidos”. Brazilian Journal of Political Economy 32 (2):305-14. https://centrodeeconomiapolitica.org/repojs/index.php/journal/article/view/355.

Corrupção, renda e estado de direito: evidências empíricas de países em desenvolvimento e desenvolvidos

Helder Ferreira de Mendonça
Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador do CNPq.
André da Fonseca
Analista de Finanças e Controle — Controladoria- Geral da União – CGU.
Brazilian Journal of Political Economy, v. 32 n. 2 (2012), Abr-Jun / 2012, Pages 305-314

Resumo

Este artigo apresenta uma análise empírica baseada em dados entre países relacionados a dois pontos em relação à corrupção: (i) seus efeitos sobre a renda; e (ii) como mitigar a corrupção. Os resultados podem ser destacados em dois pontos. Primeiro, a ideia de que a corrupção está intrinsecamente conectada à renda é confirmada. Em segundo lugar, o argumento tradicional de que um aumento do Estado de Direito representa uma boa estratégia no combate à corrupção é válido para os países em desenvolvimento. Além disso, este estudo revela que a busca pelo aumento do índice de desenvolvimento humano representa uma regra prática para altos níveis de renda e controle da corrupção.

Classificação JEL: N; D73.


Palavras-chave: corrupção estado de direito índice de desenvolvimento humano renda países em desenvolvimento países desenvolvidos