v. 25 n. 2 (2005): Abr-Jun / 2005


v. 25 n. 2 (2005)

Abr-Jun / 2005
Publicado em abril 1, 2005

Artigo


Inovação, concorrência e vulnerabilidade financeira no desenvolvimento econômico
Leonardo Burlamaqui, Jan Kregel
Brazilian Journal of Political Economy

O setor financeiro tem sido visto tradicionalmente como fornecendo o “petróleo” para as “rodas do comércio” ou como um parasita no setor real da economia, onde ganhos reais de produtividade proporcionam aumento dos salários reais e da renda per capita. O presente artigo segue um caminho diferente e tenta analisar as instituições financeiras em pé de igualdade com o setor produtivo da economia. Também desenvolve um vínculo que une a perspectiva "baseada no conhecimento" nas operações das empresas com a alavancagem financeira schumpeteriana para explorar inovações que aumentam a produtividade e a tendência de Minsky à fragilidade financeira. A análise também leva a algumas recomendações de políticas relacionadas à regulamentação financeira, gerenciamento de riscos e criação de instituições financeiras.

Classificação JEL: F, F02, F37, F4, O20.


A volta de Ulisses: anotações sobre a lógica de planos e compromissos
Ana Maria Bianchi, Roberta Muramatsu
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo critica a teoria convencional da escolha por se basear em um conjunto mínimo de axiomas de racionalidade. Afirmamos que essa teoria não leva em devida conta o fato de que os agentes são motivados por outros motivos que não a busca do interesse próprio material. Nosso ponto de partida é a lógica dos compromissos e das ações planejadas, o que nos ajuda a identificar alguns quebra-cabeças na teoria convencional da escolha. Como saída, discutimos a perspectiva kantiana e as noções de metapreferência e metaranking. Em seguida, construímos um modelo de escolha que aponta para a possibilidade de um tratamento sistemático de preferências de ordem superior e objetivos incomensuráveis.

Classificação JEL: B41, D01.


Desemprego
Amit Bhaduri
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo está dividido em três partes e um resumo no final. A primeira parte explica como as políticas condicionadas pelas circunstâncias históricas se afastaram do objetivo do alto emprego. A segunda parte trata das controvérsias teóricas em apoio ou contra políticas específicas. A parte três estabelece os fundamentos da teoria necessários para uma política de alto emprego. O artigo conclui com uma sugestão resumida de algumas etapas e observações operacionais.

Classificação JEL: E24, E61, E62, E66.


O impacto na economia avançada do comércio norte-sul em manufatura e serviços
Robert Rowthorn
Brazilian Journal of Political Economy

Muitos tipos de produção estão sendo transferidos das economias ricas do Norte para as economias mais pobres do Sul. Tais mudanças começaram na fabricação, mas agora estão se espalhando para os serviços. Este documento fornece estimativas de seu impacto passado e futuro no emprego no Norte. Cerca de 5 milhões de empregos na indústria foram perdidos na última década devido ao comércio com economias de baixos salários. Um número semelhante de empregos em serviços pode ser perdido para economias de baixos salários na próxima década. Embora pequenas em comparação com o emprego total, essas perdas podem prejudicar seriamente certas localidades ou tipos de trabalhadores.

Classificação JEL: F16, M55, L60, L80.


Investimento direto externo, acumulação de capital produtivo e distribuição de renda uma abordagem pós-keynesiana
Mário Augusto Bertella, Gilberto Tadeu Lima
Brazilian Journal of Political Economy

É desenvolvido um modelo macrodinâmico na tradição pós-keynesiana da economia política da acumulação de capital produtivo e distribuição de renda para analisar alguns dos impactos do (fluxo de) investimento direto estrangeiro e (estoque de) capital produtivo estrangeiro na acumulação de capital , crescimento econômico e distribuição de renda funcional em uma economia estilizada. Além do efeito usual da demanda, os impactos dessa internacionalização do capital local por meio da produtividade do trabalho e da concentração do mercado também são levados em consideração.

Classificação JEL: E22, E25.


Viés inflacionário: uma avaliação
Helder Ferreira de Mendonça
Brazilian Journal of Political Economy

Este breve artigo oferece uma breve avaliação do viés inflacionário convencional e do novo viés inflacionário de Cukierman. Pode-se observar também que a falta de equilíbrio na balança de pagamentos representa outra razão para o surgimento do viés inflacionário em uma economia.

Classificação JEL: E31, E52.


Regimes cambiais: um modelo alternativo para o Brasil
Manoel Carlos de Castro Pires
Brazilian Journal of Political Economy

Após o colapso do sistema de Bretton Woods, muitas estruturas de taxa de câmbio foram propostas. O objetivo deste artigo é propor uma regra alternativa de taxa de câmbio e avaliar o caso do Brasil. A análise do caso brasileiro tornou necessária a avaliação de instrumentos auxiliares para sua implementação. O artigo propõe o uso de controles de capital ou cláusulas de escopo.

Classificação JEL: F33, F41.


Estrutura de propriedade e de controle das empresas de capital aberto no Brasil
Dante Mendes Aldrighi, Roberto Mazzer Neto
Brazilian Journal of Political Economy

Este artigo tem como objetivo principal medir a magnitude dos desvios entre direitos de controle e direitos de fluxo de caixa para o acionista final com o maior direito de voto de empresas de responsabilidade limitada no Brasil. Além disso, indica como essas discrepâncias são geradas, avaliando a importância relativa da emissão de ações preferenciais sem direito a voto, acordos piramidais de propriedade e participações cruzadas. O conjunto de dados abrange 602 empresas que em 2001 cumpriram o requisito obrigatório de apresentação à CVM.

Classificação JEL: G32.

Documento


Artigos na imprensa sobre Celso Furtado
Luiz Carlos Bresser-Pereira, Francisco de Oliveira, Yoshiaki Nakano, Fernando Ferrari Filho, José Serra, Pedro Malan, Marco Maciel, Arturo Guillén R., Ricardo Bielschowsky
Brazilian Journal of Political Economy

Celso Furtado morreu no dia 20 de novembro de 2004, no Rio de Janeiro. Publicamos a seguir alguns dos artigos que foram logo em seguida publicamos na imprensa sobre sua vida e obra.

Notas


Obituário: Celso Furtado
...
Brazilian Journal of Political Economy

.